Diante da pandemia de gripe suína A (H1N1), vacinação contra as doenças pneumocócicas é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, cidade ao Norte do Rio de Janeiro, no Brasil, é a primeira a adotar a vacinação gratuita para todas as crianças menores de um ano contra as chamadas doenças pneumocócicas, que incluem a meningite e a pneumonia.
De acordo com a OMS, as doenças pneumocócicas são as que mais matam crianças menores de cinco anos em todo o mundo, sendo ainda mais letais nos dois primeiros anos de vida
Todas as crianças menores de um ano residentes no município receberam a primeira dose da vacina pneumocócica conjugada 7-valente, única para prevenção do problema. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já recomenda também por conta da pandemia de gripe suína a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos contra o problema. Muitos dos casos de morte por gripe suína registrados no Brasil ocorreram em pessoas vítimas da bactéria pneumococo.
A decisão partiu da prefeita Rosinha Garotinho e do vice-prefeito Dr. Francisco Oliveira, médico pediatra. “Sabemos da importância desta vacina, pois a prevenção de doenças como a meningite e pneumonia é fundamental”, avalia Rosinha. “Sou mãe e sei o quanto é importante a vacinação, por isso, introduzimos a nova vacina no calendário do município para todos os menores de um ano”, explica a Prefeita.
Segundo Dr. Francisco Oliveira (vice-prefeito), a vacinação gratuita contra doenças pneumocócicas vai garantir também a chamada proteção de rebanho, ou seja, quando pessoas não vacinadas também se beneficiam com a imunização em massa. “Campos assume novamente sua preocupação com a saúde da população, em especial também, das nossas crianças”, completa o vice-prefeito.
Risco
As doenças pneumocócicas já matam mais que Malária, Aids e a Sarampo juntas. Além disso, provocam mais sequelas que doenças normalmente consideradas mais preocupantes, como o Rotavírus. Nos países em desenvolvimento, caso do Brasil, uma em cada 10 crianças será vítima de doenças pneumocócicas. Só no Brasil, são mais de 1.200 casos de meningite pneumocócica por ano; a mais letal das meningites, principalmente nos dois primeiros anos de vida.
Prevenção
A vacina pneumocócica conjugada 7-valente é atualmente a única disponível no mundo para a prevenção das doenças pneumocócicas. Conhecida internacionalmente como Prevenar e produzida pela Wyeth Indústria Farmacêutica, a vacina já está disponível em mais de 90 países e faz parte do calendário de vacinação de 35 países, incluindo Costa Rica, Uruguai, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No Brasil, o Ministério da Saúde estuda a introdução da vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes