O antigo Mercado Público de Porto Velho, parcialmente destruído na década de 1960, será devolvido nesta sexta-feira (15) à população, agora como Mercado Cultural, palco permanente de atrações artísticas e de toda forma de manifestação da arte. Obedecendo detalhes do projeto original, o espaço conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas de produtos regionais. A obra faz parte do projeto de revitalização do centro histórico da cidade.
Os recursos investidos na obra, cerca de R$ 1 milhão, vieram do Ministério do Turismo. “O projeto foi idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho e desenvolvido pelo então Departamento de Turismo da Prefeitura, hoje Coordenadoria de Turismo e tem por objetivo valorizar esse segmento tão importante no município, nossa cultura e a arte, com foco para a geração de emprego e renda”, explica José Gadelha, secretário de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), o mercado será uma espécie de celeiro cultural perene. “Teremos um calendário de atividades para o ano inteiro”, afirma. Ele acrescenta que além do anfiteatro, foram reservados dez espaços para comercialização de produtos regionais, como artesanato, CDs de artistas locais, livraria e comidas típicas, que vão agregar valor ao turismo. “É mais uma demonstração do resgate e valorização da nossa cultura e nossa história pela administração do prefeito Roberto Sobrinho”, diz.