Com o tema “Advertência sanitária nas embalagens dos produtos derivados do tabaco”, serão realizadas várias atividades até o dia 31 de maio, dia Mundial Sem Tabaco. Em Porto Velho, as atividades educativas vão ser realizadas pela secretaria municipal de Saúde (Semusa), em parceria com vários órgãos e instituições. A programação municipal será coordenada pelo Núcleo de Educação e Saúde(Niemsus) que vai distribuir folders, palestras e atividades físicas.
O tabaco é responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta e é considerado um dos mais sérios problemas de saúde pública. Segundo os dados do Ministério da Saúde, mais de 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas de doenças ocasionadas pelo fumo.
Durante a semana que antecede o Dia Mundial, vários órgãos e instituições discutem o controle do tabagismo no Brasil e no mundo abordando e discutindo o tema nas mais diversas áreas, como saúde, educação, direito das crianças e das mulheres, meio ambiente, legislação e economia, com o objetivo de pressionar os legisladores a tomarem as providências necessárias para um mundo sem tabaco.
Em várias cidades do país, já há leis específicas para tratar das questões que envolvem o tabaco. “Infelizmente, a questão do controle do tabaco enfrenta interesses contrários, principalmente da indústria do tabaco. Por este motivo é importante mobilizar a sociedade em prol da saúde da população e contra o lucro desmedido e irresponsável da indústria do tabaco, que visa apenas seus lucros em detrimento de doenças, mortes, invalidez e destruição do meio ambiente” esclarece a coordenadora do núcleo de educação e saúde da secretaria municipal de saúde, Naderge Moura.
A Semusa organizou algumas atividades que serão desenvolvidas durante a semana nas unidades de Saúde com o apoio de algumas instituições parceiras, com objetivo de atrair as pessoas para os esclarecimentos sobre os malefícios do tabagismo, tanto para quem fuma, como para os chamados fumantes passivos.
A secretaria municipal de Saúde já se prepara para a implantação do tratamento ao fumante na rede municipal de saúde e para isso já iniciou as capacitações para os técnicos e profissionais de várias áreas que vão atuar no processo de tratamento para as pessoas que querem deixar de fumar, mas precisam de acompanhamento.
Para encerrar a semana de atividades que antecedem o Dia Mundial Sem Tabaco, a Semusa também está na organização da caminhada que vai acontecer noi dia 29 de maio, sexta feira, às 17:00hs, no espaço Alternativo, na avenida Jorge Teixeira.