A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) aderiu ao Programa do Governo Federal, “Brasil Alfabetizado”. Serão disponibilizadas mil vagas para cidadãos acima de 15 anos, que desejem ser alfabetizados. A data prevista para início das aulas é 30 de novembro, podendo ser antecipada.
De acordo com informações Gicelma Dias Pereira, gestora local do programa, o curso de alfabetização acontecerá durante oito meses, e após este período, os alunos que desejarem, serão encaminhados para o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para continuação do curso.
“A partir da próxima semana já estaremos iniciando a busca por voluntários bolsistas. Precisamos preencher 55 vagas de alfabetizadores, que devem ter, no mínimo, o ensino médio, e passarão por cursos de formação inicial em outubro e, em março do próximo ano haverá a formação continuada”, explicou, acrescentando que será dada prioridade aos alfabetizadores com nível superior.
Quem estiver interessado em colaborar com o Brasil Alfabetizado, como um alfabetizador, deverá procurar Gicelma na sede da Semed, em horário comercial. As aulas serão distribuídas em escolas municipais, priorizando a facilidade de acesso dos alfabetizandos. O curso terá uma carga horária semanal de 10 horas. Os alfabetizadores receberão, como ajuda de custo, uma bolsa de R$ 250,00 mensais. Servidores municipais também poderão concorrer a uma das vagas de alfabetizador. As aulas acontecerão de acordo com o horário disponível de cada profissional. Na zona urbana serão formadas turmas de 14 a 25 alunos, e na zona rural, de 7 a 14 alunos.
Atualmente, de acordo com dados do IBGE, pelo senso do ano de 2.000, existem cerca de 11 mil analfabetos no município de Ji-Paraná.