A prefeitura de Porto Velho dá boas vindas aos participantes do 12º Encontro Intereclesial de Base em Porto Velho. O evento, que inicia nesta terça-feira (21) e será encerrado no sábado (25) vai reunir 3 mil delegados de praticamente todas as dioceses do Brasil, além de representantes da América Latina, Europa, África e Estados Unidos, que atuam nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O encontro terá como lema ‘CEBs: Ecologia e Missão’ e o lema: ‘Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia’ e vai produzir um documento sobre a situação da Amazônia e as comunidades tradicionais – indígenas, quilombolas, pescadores e ribeirinhos.
Em sua décima segunda edição, o Intereclesial é realizado pela primeira vez na Amazônia.
Para o prefeito Roberto Sobrinho: “Esta é uma grande oportunidade para Porto Velho mostrar para o mundo o mosaico cultural formado pelos diversos povos que formam a população do município e fazem deste um lugar diferente de todos os outros. Temos também uma paisagem exuberante e vivemos o melhor momento do município, com grandes perspectivas de progresso que certamente vão reverter em melhores condições de vida para os moradores”, considerou o prefeito.
Mais de 3 mil pessoas já confirmaram presença no 12° Intereclesial, sendo que a maioria dos inscritos são delegados escolhidos para representar as 272 dioceses do Brasil, organizadas nos 17 regionais da CNBB. Desse número fazem parte ainda 94 representantes dos povos indígenas, 61 da América Latina, 32 jornalistas, 53 bispos, 35 convidados e 97 assessores. O encontro será ecumênico, com seguidores do budismo, candomblé e outras religiões, contando também com um representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.
Segundo uma das organizadoras do evento, Soraya Rachid, todas as providências foram tomadas para assegurar a realização do evento e todas as secretarias municipais estão colaborando para a sua realização.
A base do encontro será no Ginásio do Sesi, onde a prefeitura terá um espaço para mostrar ações voltadas para a economia solidária, como o trabalho de organização feito junto aos coletores de materiais recicláveis e uma exposição de biojóias.
O Intereclesial terá três momentos abertos ao público: A abertura, na terça-feira (21), às19h, na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; na sexta-feira (24), haverá um evento cultural com a apresentação de artistas de vários países; o evento será encerrado com uma passeata no sábado (25) que sairá às 15h da Paróquia Nossa Senhora das Graças até o Estádio Aluízio Ferreira, onde haverá um grande ato de encerramento. No final do encontro será elaborado um documento sobre as reflexões que serão feitas durante o evento.
Organização
A preparação do 12º Intereclesial foi iniciada há quatro anos. Em Porto Velho, foram mobilizadas 10 equipes com uma média de 200 pessoas cada uma atuando na liturgia, infra-estrutura, acolhida, transporte, alimentação, animação, saúde, comunicação, ornamentação e secretaria. Além disso, 3 mil famílias vão hospedar gratuitamente os visitantes. Os voluntários vêm das 16 paróquias de Porto Velho.
CEBs
As CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) foram criadas em 1970 com o objetivo de assistir aos mais necessitados e de dar uma solução para problemas sociais, políticos, agrários, indígenas, eclesiais ou mesmo econômicos.