O concurso de música clássica Prelúdio, promovido e exibido pela TV Cultura, chega a sua oitava e última eliminatória neste domingo (15/11). Gravado no Auditório Franco Zampari, em São Paulo, e com apresentação da jornalista Estela Ribeiro, a etapa trará a apresentação de três jovens músicos, sob a regência do maestro e diretor Júlio Medaglia. O programa vai ao ar a partir das 14h30.
Nesta fase, competem em busca de uma vaga na semifinal o saxofonista Jonathan Garcia (24 anos), de Tatuí (SP), que interpreta Concertino para saxofone alto e orquestra (mov I), do compositor Radamés Gnatalli; o violinista Felipe Vieira (26 anos), de Curitiba (PR), que toca o Concerto para violão e orquestra (mov. I), do compositor Heitor Villa-Lobos; e o pianista Juliano Alves (21 anos), de Rio de Janeiro (RJ), que traz o 1º movimento do Concerto para piano e orquestra em mi bemol (Imperador), de Beethoven.
Os três se apresentarão com a Orquestra Prelúdio e serão avaliados por um júri formado por Irineu Franco Perpétuo, jornalista; João Maurício Galindo, maestro regente da Jazz Sinfônica e da orquestra jovem do Estado de São Paulo; e Cláudio Cruz, violinista, spalla da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e regente da Orquestra Sinfônica de Riberão Preto.
Até agora já estão selecionados sete semifinalistas: o saxofonista Maikel Morelli; o marimbista Heri Brandino; o contrabaixista Sanderson Cortez; o violinista Mizael Júnior; o oboista Ricardo Barbosa, o trompetista Tiago Linck e o pianista Alexsander Ribeiro.
As duas semifinais serão gravadas no Teatro do Colégio Santa Cruz; e a final, será exibida ao vivo na Sala São Paulo. O vencedor ganhará uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e um concerto prêmio, regido por Medaglia.