Tv Cultura – Direto do palco do Auditório Franco Zampari, em São Paulo, três jovens músicos se apresentam, sob a regência do maestro Júlio Medaglia, em busca de uma vaga na final do concurso de música erudita Prelúdio, da TV Cultura. A segunda eliminatória vai ao ar nesse domingo (4/10), às 14h30. Nessa exibição, se apresentam a soprano Michele Coelho, de Curitiba/PA, com Mein Herr Marquis (Meu Amigo Marquês), ária da ópera Die Fledermaus (O morcego) de J. Strauss II; o violinista Mizael Júnior, de Carapicuíba/SP, com a Introdução e rondó caprichoso de Camille Saint-Saens; e o clarinetista Fábio Oliveira, de Campinas/SP, com Quinteto Op. 34 em sib maior para clarinete e cordas (allegro), de Carl Maria von Weber.
Os três se apresentarão com a Orquestra Prelúdio e serão avaliados por um júri formado pelo pianista Fábio Caramuru, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo e o pianista e professor José Eduardo Martins.
O concurso é dividido em onze etapas: oito eliminatórias, gravadas no Auditório Franco Zampari; duas semifinais, no Teatro do Colégio Santa Cruz; e a final, exibida ao vivo, na Sala São Paulo. O vencedor ganhará uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e a um concerto prêmio, regido por Medaglia.
Interatividade
A grande final, que acontece dia 6 de dezembro, terá, pela primeira vez, a participação do público, que votará pela internet, no site (www.tvcultura.com.br/preludio) e será transmitida, ao vivo, também pela IPTV Cultura. Outra novidade é que, além dos concorrentes, músicos que postarem suas apresentações no site, em Vídeos do Internauta, terão a chance de serem vistos nas futuras edições do programa.
Único show de calouros erudito da TV brasileira, Prelúdio tem apresentação de Estela Ribeiro e conta com incentivo cultural da Lei Rouanet, apoio cultural de O Boticário e Fundação Volkswagen e apoio institucional do Instituto Goethe.