Um futuro cada vez mais sustentável e a melhoria continua e gradual dos processos de gestão de resíduos sólidos em todos os municípios brasileiros. Este é o objetivo da ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que pelo décimo quarto ano consecutivo lança o Prêmio ABRELPE de Reportagem.
Criado com o objetivo de fomentar a discussão na imprensa sobre os assuntos relacionados à sustentabilidade a partir da correta gestão de resíduos sólidos, o Prêmio ABRELPE de Reportagem, possui como missão, incentivar os jornalistas a produzirem matérias sobre esses assuntos, contribuindo para a conscientização da sociedade na busca de soluções pelos órgãos competentes.
Considerado um dos principais fomentadores na disseminação da pauta sobre os resíduos sólidos nos meios de comunicação nos últimos anos, o Prêmio ABRELPE de Reportagem tem como tema na sua 14ª edição “Lixo: ações e soluções para um futuro mais limpo”. Criado em 1996, o Prêmio incentivou mais do que nunca a abordagem dos assuntos relacionados ao lixo nas redações dos veículos de comunicação em todo o Brasil. Nas treze edições anteriores, mais de trinta jornalistas foram premiados. Alguns, já com reconhecida atuação na área de jornalismo ambiental, como André Trigueiro e Regina Scharf, e outros ainda começando a atuar na área ambiental, mas com uma enorme vontade de contribuir para um planeta mais sustentável.
As inscrições para o Prêmio ABRELPE de Reportagem estão abertas a partir deste sábado, 15 de agosto, e poderão ser feitas até o dia 15 de outubro de 2009, por meio do sitewww.premioabrelpe.org.br .
A 14ª edição do Prêmio Abrelpe de Reportagem tem o apoio institucional da Maxpress e do Prac – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada e da Volkswagen. Mais informações para a imprensa poderão ser obtidas por meio do telefone (11) 7130-1274, com a responsável pela assessoria de imprensa da ABRELPE, Graça Lara.
14ª Edição
“Lixo: ações e soluções para um futuro mais limpo”. A disseminação das discussões sobre sustentabilidade evidenciou a necessidade do poder público, da iniciativa privada e da sociedade, refletirem também sobre as alternativas de manejo e destinação dos resíduos sólidos para que seja possível garantir a qualidade de vida das gerações futuras.
Ações que visam a preservação do meio ambiente, o consumo consciente de produtos, a preocupação com a reutilização e reaproveitamento e os cuidados com a reciclagem fazem parte deste novo contexto sócio-econômico e estão presentes nas conversas sociais e figuram entre os temas de interesse da imprensa, que cada vez mais tem procurado pautá-los e, principalmente, informar o cidadão, organizações públicas e privadas, bem como os poderes públicos sobre as ações e soluções a serem adotadas para com os resíduos sólidos.
Em 2009, a ABRELPE, entidade promotora do evento, pretende estimular a veiculação e premiar as matérias que demonstrem ações exemplares para a construção de um futuro mais limpo, que apontem caminhos e iniciativas, sejam de caráter tecnológico ou cultural, capazes de contribuir, de fato, para a transformação do atual cenário ambiental.
Comissão Julgadora
O processo de avaliação das matérias inscritas visa equidade e transparência do Prêmio. Para isso, o Comitê Organizador do concurso conta com a participação de um Consultor Técnico que analisa o material inscrito considerando os critérios estabelecidos no regulamento para a classificação das matérias. As reportagens pré-classificadas são encaminhadas ao corpo de jurados, identificados apenas após a divulgação dos resultados, visando maior credibilidade, objetividade e imparcialidade no julgamento dos trabalhos.
Conheça os jurados que participaram das últimas edições: Carlos Nascimento; Carlos Tramontina; Celso Freitas; Celso Unzelte; Celso Zucatelli; Eduardo Ribeiro; Fátima Turci;Flávia Lippi; Heródoto Barbeiro; José Paulo de Andrade; Kristina Michahelles; Renata Vasconcelos; Rodolpho Gamberini; Sidney Rezende.