O mês de agosto de 2009 teve vários eventos de chuvas anômalas em todas as regiões do Brasil, seja pela frequência ou pela intensidade. Em muitas áreas do país, o mês termina com volumes de chuva muito acima do normal. Das capitais, apenas Salvador, João Pessoa, São Luís, Teresina, Belém, Macapá e Manaus tiveram menos chuva do que a média. Um dos destaques da chuvarada de agosto foi Cuiabá, capital de Mato Grosso. Entre os dias 24 e 25, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 78,8 milímetros acumulados, o maior valor do ano em um período de 24 horas. O mês termina com cerca de 89 milímetros de chuva, oito vezes mais do que a média. Na escala anual, agosto é o segundo mês mais seco do ano em Cuiabá, perdendo apenas para julho.
A média de chuva é de aproximadamente 11 milímetros. A quantidade de chuva que caiu em Brasília também chamou a atenção. Foram 72,5 milímetros, acumulados entre os dias 23 e 28 de agosto. Choveu mais de cinco vezes do que o normal. A média é de 13 milímetros. Agosto de 2009 também deu muita chuva para a cidade de São Paulo, que historicamente é o mês mais seco do ano, com a menor média.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 110 milímetros de chuva, a maior quantidade para um mês de agosto desde 1976, quando choveu 143,6 milímetros.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos primeiros comunicadores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.