A Previsão Climática para o Trimestre Dezembro/2009 a Fevereiro/2010 (totais pluviométricos e temperatura média) indica que as chuvas serão mais acentuadas nos setores central e sul da Região Norte, no norte da Região Centro-Oeste, estendendo-se até o setor central da Região Sudeste, com totais acumulados que podem atingir 1000 mm no sudeste do Amazonas e norte do Mato Grosso. Estas chuvas são decorrentes principalmente da formação da Alta da Bolívia, anticiclone que se configura sobre o continente sul-americano, na alta troposfera, nos meses de verão, mas também podem estar associadas ao deslocamento dos sistemas frontais que, por sua vez, também contribuem para a caracterização de outro sistema conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). No Nordeste, as chuvas aumentam no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores podem chegar a 700 mm, enquanto que, na região semi-árida e litorânea, os totais acumulados podem variar entre 100 e 200 mm. Na Região Sul, os sistemas frontais avançam mais rapidamente e os maiores totais, entre 500 mm e 700 mm, ocorrem no norte do Paraná. Os valores históricos de temperatura máxima variam de 24ºC, no leste das Regiões Sul e Sudeste, a 34ºC, no Nordeste. As temperaturas mínimas médias variam entre 12ºC, em áreas serranas do Sul e Sudeste, a 24ºC, no norte do País.
Norte: Chuva – abaixo da normal climatológica entre o nordeste do Amazonas e o centro-norte do Pará. No centro-sul do Tocantins, a previsão é de valores acima da normal. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica.
Nordeste: Chuva – abaixo da normal climatológica no norte da Região No maior parte da Bahia, a previsão é de valores acima da normal. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica, especialmente nos setores norte e oeste da Região.
Centro-Oeste: Chuva – acima da normal climatológica no leste Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica.
Sudeste: Chuva – normal a acima da normal climatológica em toda a Região. Temperatura – acima da normal climatológica, especialmente no oeste da Região.
Sul: Chuva – dentro da categoria normal na maior parte da Região. Temperatura – próxima à normal climatológica.
CPTEC/INPE