Previsão do Tempo – Segundo a Meteorologia CPTEC/INPE, nesta sexta-feira (04/12) ocorrerão acumulados significativos de chuva no litoral de SP e do RJ, onde os valores diários poderão ultrapassar os 60 mm em algumas localidades. Também poderão ocorrer chuvas fortes sobre centro-norte do PR, centro-norte de MS, centro-norte de SP, Vale do Paraíba, RJ, ES, MG (exceto o nordeste), oeste da BA, GO, TO, oeste e centro-sul do PI, centro-sul do MA, centro-sul e leste do PA, MT, RO, AC e centro-sul do AM.
Dados da previsão do tempo indicam que uma frente fria avança pelo leste de SP. Sua atuação mantém um canal de umidade entre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, estabelecendo a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Isto provocará um dia nublado com pancadas de chuva e chuva localmente forte nessas áreas, em alguns pontos também poderá ocorrer acumulados significativos de chuva devido as chuvas contínuas ao longo do dia. É o esperado para SP e sul do RJ. Entre PR e nordeste e litoral de SC ainda esperam-se chuvas. No Nordeste, pancadas de chuva entre MA e PI. E chuva rápida e localizada nas demais áreas do interior desta Região menos no litoral entre BA e AL e no semi-árido, entre nordeste da BA, SE, AL, PE, PB. No RS e no interior de SC haverá sol e variação de nuvens. As temperaturas estarão em declínio no Centro-Sul do país.
Os modelos climáticos indicam que a fase ativa do fenômeno El Niño na região do Pacífico Equatorial continuará pelo menos até o início de 2010. Neste sentido, a previsão climática de consenso do CPTEC/INPE aponta para a classe mais provável de chuvas abaixo da média histórica no norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil no decorrer do trimestre dezembro de 2009 e janeiro e fevereiro de 2010.
Os totais pluviométricos devem variar entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para as demais áreas do Brasil, a classe mais provável é de totais pluviométricos próximos à climatologia. Neste trimestre, há maior probabilidade de valores de temperatura do ar acima da normal climatológica nas Regiões Norte e Nordeste e em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul e no leste da Região Sudeste, as temperaturas estão previstas em torno da normal climatológica.