Previsão do tempo nesta quinta-feira (08/10) alerta que a frente fria e áreas de instabilidade causam chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com os meteorologistas da Somar, o dia segue fechado e chuvoso no norte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais e sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, as chuvas ocorrem alternadas com períodos de melhoria. O acumulado promete ser elevado, aumentando o risco de alagamentos no norte do Paraná, leste e sul de São Paulo (Capital), Rio de Janeiro (Capital), sul e Zona da Mata de Minas Gerais, nordeste de Goiás e de Mato Grosso e oeste do Amazonas. Além das chuvas, a temperatura despenca e a máxima não passa dos 20°C na maior parte da Região Sul, dos 22°C no centro, sul e leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e dos 26°C no sul de Mato Grosso do Sul.
A previsão do tempo também alerta que a frente fria começa a organizar nuvens carregadas sobre a Região Norte e nesta quinta-feira chove em todos os Estados, com destaque para o acumulado em torno dos 30mm em 24 horas no oeste do Amazonas. Já no Nordeste, o dia segue ensolarado e quente, com chuvas isoladas apenas na Região Metropolitana de Salvador, sudoeste da Bahia e sul do Piauí. O calor prossegue nas duas Regiões e a máxima ultrapassa os 36°C em boa parte do interior do Nordeste.
Litoral
Previsão do tempo indica ventos fortes na costa do Paraná e de Santa Catarina, com rajadas em torno dos 40km/h. Já as ondas mais elevadas concentram-se entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com valores em torno dos 2m de altura.
Previsão do tempo (tendência) Sexta-feira – As primeiras “trovoadas” do período das águas chegam para parte da Bahia. Uma frente fria organiza a umidade proveniente da Amazônia e causa chuvas fortes, com acumulado de até 40mm em 24 horas no sudoeste. No oeste, centro e sul baiano, o volume de chuva será menor, já no norte da Bahia e nos demais Estados do Nordeste não há previsão de chuvas. A frente fria também deixa o tempo instável no Norte do país e provoca chuvas em boa parte dos Estados, sendo que as precipitações serão mais intensas no sul do Pará e oeste do Amazonas, com acumulado superior a 60mm em 24 horas em várias localidades.
No Sudeste e Centro-Oeste, a previsão do tempo Somar informa que na sexta-feira ainda chove forte no Litoral Norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, noroeste de Minas Gerais, leste de Goiás e norte do Mato Grosso. Por outro lado, o tempo abre no interior de São Paulo e em boa parte de Mato Grosso do Sul. Além das chuvas, o frio aumenta em parte do Sudeste e permanece no sudeste de Mato Grosso do Sul. No Sul, o tempo volta a ficar seco na maior parte da Região, mas a temperatura permanecerá baixa.