A formação de uma área de baixa pressão atmosférica provoca chuvas constantes e com elevado acumulado sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. No decorrer do dia, algumas localidades poderão receber 30mm em 24 horas, aumentando o risco de inundações e deslizamentos de encosta. Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, para piorar a situação, o mar permanecerá agitado, impedindo o normal escoamento das águas dos principais rios da Região. Além das chuvas, o frio predomina e hoje a máxima não passa dos 16°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
De acordo com os meteorologistas da Somar, amanhã, a área de baixa pressão dá origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical, que vão provocar chuvas com baixo acumulado no sul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As temperaturas sobem um pouco, mas ainda faz frio, especialmente durante a madrugada e pela manhã, com mínima entre 6°C e 8°C no oeste do Rio Grande do Sul. À tarde, os termômetros atingem os 24°C em boa parte da Região. Apenas entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, a máxima não deverá passar dos 18°C.
No sábado, a frente fria e áreas de instabilidade mantêm o tempo fechado e com chuvas no norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. No Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o sol aparece entre nuvens. A temperatura permanece baixa, com mínima oscilando entre 6°C e 8°C na Serra Geral e de 24°C em boa parte da Região Sul. No domingo, as áreas de instabilidade causam chuvas fracas e isoladas sobre o Paraná e oeste e norte de Santa Catarina.