Previsão do tempo – meteorologia alerta sobre temporais neste sábado (24/10) – uma frente fria e áreas de instabilidade provocarão temporais no centro, norte e oeste do RS, no centro e oeste de SC e no PR (especialmente no centro e oeste). Nas outras áreas do RS e de SC ocorrerão pancadas de chuva com trovoadas. No sul, centro, nordeste e litoral de SP, no sul de MG, no norte e oeste do PA, em RR, no leste do AM e entre a PB e o centro-norte do PI o céu estará com poucas nuvens. O dia será chuvoso no litoral sul e sudoeste da BA, nordeste de MG e extremo norte do ES. No Centro-Oeste, nas demais áreas da BA, no sul do MA e do PI, no sul do PA, em RO, no AC e no sul e centro-oeste do AM e em TO o calor e a alta umidade do ar provocarão pancadas de chuva. No norte do MA, nordeste e litoral do PA e no litoral do AP, norte de SP e no centro de MG e Triângulo Mineiro haverá possibilidade de pancadas de chuva. As temperaturas estarão elevadas no Sudeste e em grande parte do Nordeste e em declínio no RS.
Temporais na Região Sul do Brasil
Previsão do tempo informa Aviso Meteorológico Especial – No sábado (24/10) ocorrerão chuvas fortes localizadas em grande da Região Sul causadas pela presença de áreas de instabilidade e da passagem de uma frente fria que estará a noite entre o norte do RS e o sul de SC. Ressalta-se que o oeste do RS, de SC e do PR terão forte instabilidade e isso poderá produzir tempo mais severo. No sul e oeste do RS as chuvas ocorrerão no período entre a madrugada e pela manhã. Nas outras áreas da Região Sul as chuvas se propagarão no decorrer do dia. As chuvas fortes neste dia deverão vir acompanhadas de raios, descargas elétricas e, localmente, não se descarta a ocorrência de queda de granizo e acumulados significativos de chuva em algumas áreas.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
CPTEC/INPE