Previsão do tempo e estado de atenção – neste domingo (22/11), ainda deverá ocorrer pancadas fortes de chuva no sul do RS na madrugada e pela manhã, mas ao longo do dia estas pancadas fortes deverão ficar concentradas entre as demais áreas do Estado gaúcho, em SC (principalmente no sul, serra e norte e oeste deste Estado), e no PR (sobretudo no oeste e centro-norte do Estado), atingindo o sul e sudoeste de SP e em MS (principalmente centro-sul do Estado). Previsão do tempo indica que estas pancadas fortes de chuva também ocorrerão de forma mais localizada sobre o sudoeste de MT, em RO, no AC e no oeste e sudoeste do AM.
Segundo a Previsão do tempo, a massa de ar úmida e instável e a formação de um novo sistema frontal entre o Atlântico e o leste da Região Sul contribuirão para a ocorrência de pancadas de chuva localmente fortes no RS, principalmente no centro-norte do Estado, entre a capital gaúcha e o sudeste de SC o dia será de chuva. No sul/sudoeste do RS as pancadas de chuva ocorrerão pela manhã. Espera-se a ocorrência de temporais entre o centro-oeste de SC, no PR e na faixa sul de SP. Nestas áreas as chuvas deverão vir acompanhadas de raios, fortes ventos e, em alguns casos queda de granizo isolado. Nas demais áreas de SP, sul e serras do RJ, sul e oeste de MG, sul e centro-oeste de GO, MS, MT e em parte da Região Norte áreas de instabilidade por causa do calor e umidade elevados provocarão pancadas de chuva principalmente a partir da tarde. Nestas áreas também poderá chover localmente forte. Dia de sol entre poucas nuvens na Região Nordeste, grande parte do PA e de RR, AP e norte de MG e no ES. A umidade relativa do ar estará baixa no centro-oeste da Região Nordeste. As temperaturas estarão estáveis.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
CPTEC/INPE