Previsão do tempo – segundo a meteorologia, nesta quarta-feira (14/10), áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva forte entre o norte do RS e o PR, oeste de SP e sul de MS. Também por causa do calor e elevada umidade do ar grande parte da Região Sudeste, da Região Centro-Oeste e da Região Norte terão pancadas de chuva, que poderão ser localmente fortes em algumas áreas. No RJ as chances de pancadas de chuva são para a região serrana. Entre o leste e o Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP haverá possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. No sul e oeste do RS as pancadas de chuva ocorrerão entre o fim da tarde e a noite devido a chegada de uma frente fria.
No oeste de noroeste de MS haverá variação de nebulosidade. No semi-árido do Nordeste, no litoral e leste da BA, litoral entre SE e o RN e no litoral entre o CE e o AP haverá possibilidade de pancadas de chuva. Nas outras áreas do Nordeste, do AP e do nordeste do PA o dia será com poucas nuvens. As temperaturas estarão elevadas no Nordeste e no Sudeste e em elevação no Sul.
Deverão ocorrer chuvas fortes localizadas sobre o noroeste do RS, centro-oeste de SC, grande parte do PR, centro-sul e leste de MS, sul e centro-oeste de SP, Triângulo Mineiro, sul e centro-oeste de GO, TO, extremo oeste da BA, MT, centro-sul do PA, AC, RO e AM.
Em virtude de possíveis alterações da previsão de tempo, o GPT recomenda acompanhar as periódicas atualizações deste aviso. Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
CPTEC/INPE