Previsão do tempo Somar indica que nesta segunda-feira (14/09), o dia será de sol no Sul e chuva no Sudeste Na maior parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, tempo seco e quente predominam. O sol volta a aparecer na maior parte da Região Sul nesta segunda-feira e as temperaturas ficam mais elevadas. De acordo com os meteorologistas da Somar, os ventos do oceano provocam apenas chuvas leves e isoladas entre o nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná. Nessas áreas, a maior cobertura de nuvens não deixa as temperaturas subirem muito.
Previsão do tempo no Sudeste alerta que a frente fria avança e os ventos frios que sopram do oceano deixam o dia chuvoso na faixa leste paulista. Entre o sul de Minas Gerias, partes do interior paulista e Rio de Janeiro, são esperadas chuvas com até forte intensidade em diversas localidades e o céu fica com muitas nuvens, o que deixa as temperaturas mais baixas ao longo do dia. Já entre o Espírito Santo, maior parte de Minas Gerias e norte paulista, o sol aparece entre poucas nuvens e faz calor à tarde.
Já na maior parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a previsão do tempo indica que o tempo seco e quente predominam. Em boa parte de Goiás e Mato Grosso, o calor e o ar seco deixam a umidade relativa do ar baixa, especialmente no período da tarde. Na Região Norte, são esperadas pancadas de chuva apenas entre o norte do Amazonas e Roraima. No Nordeste, as Ondas de Leste ainda provocam chuvas isoladas e geram nebulosidade na faixa próxima ao litoral entre o Rio Grande do Norte e leste da Bahia.
Volta a chover forte na região sul nos próximos dias
Tempo permanece instável pelo menos até o fim de semana. De acordo com os meteorologistas da Somar, novas áreas de instabilidade formam-se entre a Argentina, Paraguai e a Região Sul nesta terça-feira e até o final do dia, voltam a provocar pancadas de chuva com trovoadas no centro e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e centro e oeste do Paraná.
“Apesar do baixo acumulado, há risco de temporais em algumas localidades, especialmente do Estado do Paraná” afirma o meteorologista Celso Oliveira. Já no leste da Região, o sol predomina ao longo da terça-feira. O dia começa com mínima entre 12°C e 14°C em boa parte dos três Estados e a máxima não passa dos 22°C no leste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul.
Os modelos de previsão indicam que na quarta-feira, as áreas de instabilidade ganham força e se espalham pela Região Sul. Apenas o litoral permanecerá com tempo seco e ensolarado. Segundo os meteorologistas da Somar, há risco de temporais, especialmente ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, onde o acumulado pode passar dos 60mm em 24 horas em algumas localidades. Aos poucos a temperatura mínima entra em elevação e varia entre 12°C e 20°C, já a máxima oscila entre 22°C e 30°C.
Na quinta-feira, as chuvas atingem boa parte da Região, sendo que elas serão mais intensas no centro e leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulado de até 50mm em 24 horas. Na sexta-feira, a formação de uma nova frente fria provoca chuvas fortes e generalizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas em algumas localidades.