Previsão do tempo – Uma área de instabilidade conhecida por Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) causa fortes temporais desde a madrugada entre o Uruguai e a Argentina e aos poucos, esse sistema avança em direção ao Sul do país. Em Quaraí, no extremo oeste gaúcho, na fronteira com o Uruguai, há registro de ventos desde as 3h da manhã, com rajadas entre 60 e 65km/h. De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta segunda-feira (05/10) há previsão de temporais no oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas em todo o sul do Estado. “Entretanto, as regiões de Pinheiro Machado, Aceguá e Santana da Boa Vista podem receber acumulados entre 110mm e 190mm, correspondendo a praticamente todo o acumulado de outubro”, diz o meteorologista Celso Oliveira.
A Previsão do tempo indica que, além das chuvas, também haverá rajadas de mais de 100km/h no sul e sudoeste do Estado gaúcho e queda de granizo em várias localidades. Já no norte e oeste do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, o calor predomina e as chuvas na forma de pancadas isoladas retornam a partir da tarde. Hoje a temperatura máxima passa dos 32°C no oeste do Rio Grande do Sul, mas não passa dos 24°C no sul do Estado.
A terça-feira promete mais temporais no Rio Grande do Sul. Desta vez, esperam-se grandes acumulados na maior parte do Estado gaúcho, além do sul e oeste de Santa Catarina, sendo que no Planalto e Fronteira Oeste, o acumulado em 24 horas pode chegar a 100mm e 110mm. As rajadas ainda passam dos 100km/h nas primeiras horas da manhã no oeste do Rio Grande do Sul e há risco de queda de granizo em boa parte do Estado. Já no sul do Rio Grande do Sul retorna uma condição de tempo seco, com sol entre nuvens, enquanto na maior parte de Santa Catarina e do Paraná, esperam-se pancadas isoladas de chuva de fim de tarde. A temperatura despenca e a máxima não passa dos 20°C no sul do Rio Grande do Sul e dos 24°C nas demais áreas do Estado gaúcho e no sul de Santa Catarina. Já no Paraná, o calor prossegue.
Segundo os meteorologistas da Somar, na quarta-feira, a frente fria causa chuvas generalizadas no centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A temperatura fica mais baixa, com mínima de 10°C e máxima de apenas 18°C no sul do Rio Grande do Sul. No sul de Santa Catarina, os termômetros não passam dos 20°C e no sul do Paraná, a máxima varia entre 24°C e 26°C. Na quinta-feira, a frente fria causa chuvas fortes e generalizadas no norte de Santa Catarina e boa parte do Paraná. Os modelos de previsão indicam que a terça-feira da próxima semana (13), as chuvas prosseguem sobre toda a Região Sul, com acumulado de mais de 100mm em apenas cinco dias no oeste do Paraná.