Previsão do tempo – as áreas de instabilidade que provocaram temporais nas Zonas Leste e Sudeste da Capital paulista nesta tarde de quarta-feira (2) perderam intensidade, e a Cidade deixou o estado de atenção às 15h35. Restam chuvas apenas na Zona Oeste e região central, com intensidade fraca à moderada. De acordo com os meteorologistas do CGE, às 14h15 foi registrada queda de granizo no bairro de Vila Prudente, o que também se observou no município de São Caetano no mesmo horário. Por volta das 15h, também foram registrados ventos de rajada de 34,5 km/h, na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da Capital. Entretanto, não houve registro de precipitação no mesmo horário.
Para as próximas horas, a previsão é de que novas áreas de chuva se formem na região metropolitana, com potencial para alagamentos.
A formação de uma área de baixa pressão e a organização da umidade proveniente da Amazônia volta a provocar temporais no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. De acordo com os meteorologistas da Somar, os acumulados serão elevados em algumas localidades, com será o caso da região de Alegrete, no oeste do Estado, e em Arroio dos Ratos, entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Rio Pardo, onde o acumulado passa dos 60mm – mais de 50% da média de chuvas do mês.
Além das chuvas, as rajadas alcançam 70km/h e há risco de queda de granizo no Rio Grande do Sul. Também chove forte, porém com acumulados variando entre 20mm e 30mm, no interior de Santa Catarina e Paraná. Mesmo com as chuvas fortes, a temperatura permanece elevada em toda a Região.
No Sudeste, Centro-Oeste e em boa parte da Região Norte, as chuvas na forma de pancadas estão associadas a áreas de instabilidade conhecidas por Alta da Bolívia (um dos sistemas que mais causam chuvas no Brasil). No decorrer do dia há risco de temporais em Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará, Rondônia (inclusive Porto Velho) e sul do Amazonas. O dia mais fechado fará com que a temperatura máxima fique mais baixa no interior do Espírito Santo e no leste e norte de Minas Gerais. Nas demais áreas o calor predomina, mesmo com a previsão de chuvas fortes.
No Nordeste, as chuvas minguam lentamente. Segundo os meteorologistas da Somar até há previsão de chuvas nesta quarta-feira, mas os acumulados serão baixos. Além da pouca chuva, o dia segue quente em toda a Região, com máxima de mais de 35°C em algumas localidades.
Litoral
Previsão de rajadas de vento de mais de 40km/h e ondas acima de 1,5 metros de altura na costa do Rio Grande do Sul.