Previsão do Tempo – Segundo a Meteorologia CPTEC/INPE, na quarta-feira (02/12), ocorrerão chuvas fortes no RS, em SC, no PR, em MS, centro-sul, triângulo, oeste, noroeste e zona da mata mineira, GO, DF, MS, sul e oeste do RJ, oeste da BA, TO, PA, AM, AC, RO, centro-sul do MA e do PI.
Dados da previsão do tempo indicam que esta quarta-feira (02/12) será de instabilidade em grande parte do país. Volta a chover forte na Região Sul do Brasil, principalmente no setor oeste da região. No centro-leste da Região, as pancadas ocorrerão no período da tarde. O dia será com muita nebulosidade e com pancadas de chuva em toda Região Centro-Oeste, grande parte da Região Norte, oeste e norte de SP, Triângulo Mineiro, centro-oeste e sul de MG, e oeste da BA. Em toda esta grande área também poderão ocorrer temporais localizados. O dia será instável, com chuvas fracas e rápidas aberturas de sol em toda faixa litorânea de SP. Pequena possibilidade de pancadas de chuva no litoral do RJ, e litoral do AC e MA. No centro-sul do ES o dia será nublado, com chances de chuva isolada. Nas demais áreas do país, céu parcialmente nublado.
Os modelos climáticos indicam que a fase ativa do fenômeno El Niño na região do Pacífico Equatorial continuará pelo menos até o início de 2010. Neste sentido, a previsão climática de consenso do CPTEC/INPE aponta para a classe mais provável de chuvas abaixo da média histórica no norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil no decorrer do trimestre dezembro de 2009 e janeiro e fevereiro de 2010.
Os totais pluviométricos devem variar entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para as demais áreas do Brasil, a classe mais provável é de totais pluviométricos próximos à climatologia. Neste trimestre, há maior probabilidade de valores de temperatura do ar acima da normal climatológica nas Regiões Norte e Nordeste e em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul e no leste da Região Sudeste, as temperaturas estão previstas em torno da normal climatológica.