Previsão do tempo – Neste domingo (04/10), ocorrerão temporais localizados no norte de SP, Triângulo Mineiro, oeste e centro-sul de MG, centro-sul de GO, DF e nordeste de MS. Há chances (menores) de chuva forte também entre no centro-norte de MT, RO, e sul do AM e do PA. Na segunda-feira (05/10), a previsão do tempo Meteorologia CPTEC/INPE informa que choverá forte, de maneira localizada, no oeste e centro-norte de SP, Triângulo Mineiro, oeste, centro-sul e leste de MG, ES (menores chances), centro-sul de GO e sul de MT.
Nesta segunda-feira (05/10), segundo a previsão do tempo ocorrerão temporais também sobre grande parte do RS, além do oeste e sul de SC. Neste dia o setor mais afetado será a faixa oeste/sul do estado do RS, com muita severidade e acumulados que poderão ultrapassar os 100mm. Na terça-feira (06/10) os temporais persistirão sobre o RS (o sul do estado tem menores chances de severidade), e se propagarão para as demais áreas de SC, e também sobre o PR. A área mais crítica ficará compreendida entre o oeste e faixa norte do RS, SC e sudoeste e sul do PR, com acumulados pontuais que poderão ultrapassar os 100mm.
Na quarta-feira (07/10), as pancadas de chuva persistirão sobre o extremo norte do RS, SC e o PR, e se propagarão para o MS, sul de MT, SP, Triângulo Mineiro, centro-sul e leste de MG, RJ e sul do ES.
As chuvas fortes virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento que poderão ultrapassar os 80km/h, e ocasional queda de granizo.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.