Previsão do tempo alerta que máxima passa de 35ºC no Norte. Uma massa de ar seco que cobre boa parte do Brasil inibe a formação de nuvens de chuvas e deixa a terça-feira ensolarada em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e sul da Região Norte. No Sudeste, as temperaturas entram em elevação e a máxima chega a 22°C na maior parte da faixa leste da Região e alcança os 31°C no oeste e norte de Minas Gerais e no norte de São Paulo.
No Centro-Oeste, além do calor, a umidade relativa do ar fica muito baixa e atinge valores entre 20% e 30%. A temperatura máxima ultrapassa os 35°C no noroeste de Mato Grosso. Já no sul de Mato Grosso do Sul, a sensação ainda será de frio e os termômetros não passam dos 22°C.
O dia também será de muito calor e com baixa umidade na maior parte do Nordeste e Norte do País. As temperaturas passam dos 32°C na maior parte das localidades nordestinas, apenas entre leste da Paraíba e de Alagoas e no sul da Bahia, a máxima fica em torno dos 25°C. Na Região Norte a máxima passa dos 35°C no sudeste do Amazonas, sudoeste do Pará e Tocantins. As chuvas de hoje serão fracas e isoladas no leste e norte do Nordeste e o centro e norte da Região Norte.
Por outro lado, uma frente fria avança rapidamente pela Região Sul e provoca pancadas de chuva e trovoadas no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. De acordo com os meteorologistas da Somar, as chuvas serão generalizadas e poderão acumular até 50mm no noroeste do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e Paraná, o acumulado não chega a 10mm em 24 horas.
Apesar do baixo acumulado, as chuvas virão acompanhadas de ventos intensos, com mais de 100km/h no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, não se descarta a possibilidade de queda de granizo no oeste gaúcho. Por conta dos fortes ventos que sopram de norte, a temperatura chega a 25°C no leste e centro do Rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná e a 22°C no oeste de Santa Catarina.