Após totalizarem 25 famílias em condição de isolamento no último final de semana, os temporais que atingiram as cidades de Ilhota, Blumenau, Brusque e Luis Alves, já não oferecem perigo para Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a situação está normalizada nos quatro municípios. Como as condições do tempo melhoraram, todas as famílias as casas deixaram o isolamento no domingo (2), afirma o sargento Cristiano Oliveira.
Nesta segunda-feira (3), o tempo segue seco, com sol entre nuvens e temperaturas baixas em boa parte da Região Sul, exceto no nordeste do Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuvas fracas. A sensação será de frio, e na Serra Geral a temperatura não alcança os 10°C. Nas demais localidades, a máxima é de 20°C.
Na terça-feira (4) uma massa de ar polar toma conta do Sul do País, mas o dia fica ensolarado. Faz muito frio pela manhã, com mínimas negativas nos pontos mais elevados, e formação de geadas no nordeste do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sudeste do Paraná. As temperaturas entram em elevação, chegando a 25°C no noroeste do Paraná e 22°C no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Segundo os meteorologistas da Somar, uma nova frente fria que atinge a Região a partir da quarta-feira (5) pode trazer novas preocupações para Santa Catarina. Na quinta-feira (6) o sistema provoca temporais generalizados em boa parte do Estado, no centro e norte do Rio Grande do Sul, e no sul do Paraná. Na sexta-feira (7) a frente fria ganha força com a ganha força com a umidade proveniente da Amazônia, e a precipitação se intensifica. Em 24 horas, o volume de chuvas pode chegar a até 50mm entre o norte de Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. No Paraná, chove fraco apenas ao sul.
No final de semana a frente fria continua a atuar sobre a Região Sul, e até a quarta-feira (12) os modelos de previsão apontam chuvas nos três Estados.