Previsão do tempo – nesta quinta-feira há previsão apenas de pancadas de chuva no Sul do país. Já a partir de amanhã, a formação de um ciclone extratropical irá provocar chuva forte e generalizada e há risco de queda de granizo nos três Estados da Região. De acordo com os meteorologistas da Somar, o acumulado poderá passar dos 60mm em 24 horas em boa parte do Rio Grande do Sul e as rajadas de vento alcançam 70km/h no nordeste, centro e oeste deste Estado e também no norte do Paraná. Especificamente em São Borja, no oeste gaúcho, o volume de chuva pode chegar a 115mm em apenas dezoito horas, correspondendo a mais de 90% da média de dezembro. Além disso, a temperatura máxima despenca e volta a fazer frio em boa parte da Região.
No sábado, a previsão do tempo indica que o ciclone extratropical e uma nova frente fria causam chuvas fortes sobre o Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e boa parte do Paraná, com acumulado entre 20mm e 60mm em várias localidades. A temperatura máxima permanece baixa em boa parte da Região, com exceção do sul do Paraná e leste de Santa Catarina.
A partir de domingo, a previsão do tempo informa que as chuvas diminuem bastante no interior da Região Sul. Segundo a Somar, as chuvas mais fracas e isoladas atingem o norte e leste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e o litoral do Paraná. Na segunda-feira, esperam-se sol e tempo seco na maior parte dos Estados, apenas com chuvas fracas no litoral do Paraná.
Previsão do tempo Somar