Previsão do tempo: Volta a chover forte no Sul do País nos próximos dias. Hoje o dia começou apenas com chuvas fracas entre o PR, SP e MS. A instabilidade da atmosfera nos dois últimos dias favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre o Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, provocando temporais. Como a atmosfera está fria, o gelo que se desprendeu das nuvens de tempestade não derreteu durante a queda e acumulou sobre a superfície, o que é comum nesta época do ano por conta das baixas temperaturas.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria ainda está parada entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas já não provoca temporais nesta quinta-feira. O dia começou apenas com nuvens e chuvas fracas entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além das chuvas, as temperaturas seguem baixas. Em Quaraí, no noroeste do Rio Grande do Sul, fez quase -4°C na última madrugada. Ao longo do dia a máxima não passa dos 10°C no sul do Rio Grande do Sul e dos 20°C nas demais áreas da Região Sul, leste e sul de São Paulo, parte do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Na contramão do frio, o centro e norte do Brasil têm registrado temperaturas extremamente elevadas. Em Palmas, a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou mais de 37°C ontem, igualando o valor registrado no sábado passado, os dias mais quentes do ano na Capital de Tocantins. E na última madrugada, o termômetro da Base Aérea de Ponta Pelada, em Manaus, registrou 27°C, sendo a mínima mais elevada deste ano na Capital do Amazonas.
Próximos dias
Segundo os meteorologistas da Somar, pouca coisa muda no centro e sul do Brasil nos próximos dias. O sistema frontal não consegue se deslocar e provoca chuvas no norte e leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e centro e sul de Mato Grosso do Sul até o próximo domingo. O acumulado passa dos 100mm no norte de Santa Catarina e leste do Paraná, 70mm no sul de São Paulo e 30mm no sul de Mato Grosso do Sul. No Nordeste, volta a chover mais forte e de forma generalizada entre o leste da Bahia e o leste e litoral do Ceará. Na Região Norte, as chuvas na forma de pancadas atingem uma área entre o oeste do Acre e o nordeste do Pará.
Temperaturas
O frio aumenta nos próximos dias e esperam-se mínimas negativas e geadas amplas no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, a máxima alcança 20°C. Por outro lado, esperam-se valores acima dos 36°C no sudoeste do Pará, sul do Amazonas, noroeste de Mato Grosso, centro e norte de Rondônia e leste do Acre.