Previsão do tempo Somar informa que índice alcançou 18,9% nesta tarde. Enquanto os vizinhos do Sudeste enfrentam as condições de inverno, a população de Brasília sofre com o tempo seco e baixa umidade relativa, que alcançou nesta tarde 18,9% na região do aeroporto Juscelino Kubitschek.
De acordo com estudos do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, qualquer índice de umidade abaixo de 20% é considerável estado de alerta, situação que requer mais cuidados com a saúde, principalmente com problemas respiratórios.
Na segunda-feira (3) a baixa umidade também foi observada no período da tarde, alcançando 20,3%. E nos próximos dias, a situação deve continuar a mesma. “No restante da semana não há previsão de chuvas para amenizar o tempo seco. O sol predomina, e a máxima alcança os 28ºC”, explica Jonathan Cologna, meteorologista da Somar.
No caso de estado de alerta de umidade, o Cepagri recomenda que a população não realize exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evite aglomerações em ambientes fechados, utilize soro fisiológico nos olhos e narinas, e sobretudo, beba uma maior quantidade de água para aumentar a hidratação do corpo.