Previsão do tempo Somar indica que uma grande massa de ar tropical toma conta do Centro-Oeste e mantém o tempo aberto, sem nuvens na maior parte da Região. Mais ao norte do Brasil, nuvens carregadas provocam chuvas na forma de pancadas no leste do Nordeste e a parte dos Estados do Amazonas e de Roraima. Por outro lado, uma frente fria ainda permanece próxima à costa do Sudeste e provoca nebulosidade e chuvas fracas entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais nesta manhã de quarta-feira. A quantidade de nuvens também aumentou no norte do Estado de São Paulo, mas neste caso, as nuvens estão associadas com a propagação de áreas de instabilidade. Já no Rio Grande do Sul, a aproximação de uma nova frente fria provoca maior quantidade de nuvens, especialmente no centro, leste e sul do Estado.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria estaciona sobre a Região Sul e provoca chuvas de mais de 100mm para boa parte do Rio Grande do Sul, 50mm ao sul de Santa Catarina e 15mm ao sul do Paraná até o dia 9 de agosto.
No centro e norte do Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e em boa parte da Região Norte, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. As chuvas no Norte e Nordeste atingem apenas o leste e norte do Nordeste e o norte e oeste da Região Norte e não há previsão de grandes acumulados.