Previsão do tempo indica que julho registra chuvas acima da média. De acordo com os meteorologistas da Somar, há várias semanas, a intensa corrente de jato (ventos que ficam a 10km de altura, com rajadas de mais de 100km/h), mantém as frentes frias paradas entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O resultado é um mês de julho com chuvas acima da média em vários Estados, desde o norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, passando por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Nesta segunda-feira (27), a corrente de jato mantém o tempo fechado, com muita umidade e chuvas fracas no noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, e Mato Grosso do Sul. Além disso, as massa de ar polar que acompanha este sistema também não consegue se deslocar e permanece entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Nesta madrugada, o município de Quaraí, no extremo oeste do Rio Grande do Sul, registrou mínima de -2,1°C. Aliás, desde a sexta-feira (24) passada a Região Sul vem registrando frio histórico, com mínimas de até -6,5°C.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, este frio só não chegou ao Sudeste e Centro-Oeste porque a corrente de jato impediu. Caso contrário, o frio também teria sido histórico, comparável aos eventos de 1994 e de 2000. No norte do Sudeste e do Centro-Oeste e em boa parte do Nordeste e do Norte, o tempo permanece seco e muito quente. Inclusive, Brasília está na contra-mão da Região Sul e vem registrando máximas de 30°C, comparáveis com os valores registrados na década de 90, a mais quente da história.
Próximos dias
A corrente de jato impede o avanço da frente fria pelo Brasil, provocando chuvas generalizadas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e centro e sul de Mato Grosso do Sul até a sexta-feira (31). O acumulado passa dos 70mm entre o norte de Santa Catarina, leste do Paraná e sul de São Paulo e não chega a 15mm no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais localidades do Rio Grande do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. No Nordeste, as chuvas fracas atingem apenas o leste do Nordeste e o norte do Maranhão. No Norte do País, chove no norte e oeste da Região.
Temperaturas
Faz muito frio, com geadas e mínima entre 0°C e 2°C no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A temperatura máxima permanece baixa e não passa dos 17°C em boa parte da Região Sul e dos 23°C no sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, os termômetros atingem 36°C no noroeste de Mato Grosso, centro e norte de Rondônia, oeste do Pará e no leste e sul do Amazonas.