Tempo seco predomina no Centro-Oeste, interior do Sudeste, do Nordeste e boa parte da Região Norte. Uma frente fria avança pelo Sudeste, onde provoca nuvens e chuvas fracas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e faixa leste do Estado de São Paulo (entre a Capital e o Litoral). Na Região Sul, apesar das nuvens carregadas, não foram registradas chuvas fortes. “Tratam-se de áreas de instabilidade, que até o final do dia darão origem a uma nova frente fria”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.
No Centro-Oeste, interior do Nordeste e Sudeste e em boa parte da Região Norte, o tempo encontra-se seco e com poucas nuvens. No Norte, a exceção fica por conta das nuvens mais carregadas registradas entre o Amazonas e Roraima. Já na costa do Nordeste, áreas de instabilidade conhecidas por ondas de leste causam pancadas isoladas de chuva no litoral.
Próximos dias
De acordo com Celso, a nova frente fria da Região Sul ganha força nos próximos dias e traz acumulados de mais de 50mm ao norte do Rio Grande do Sul e centro e sul de Santa Catarina e mais de 30mm ao sudoeste do Paraná. Além de boa parte da Região Sul, esta frente fria também provoca chuvas fracas no sul de Mato Grosso do Sul até o dia 19 de julho. Aliás, na Região Sul, apenas não choverá no oeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná nos próximos dias. No Sudeste, a frente fria que avança pela costa causa chuvas fracas no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro, leste e sul de Minas Gerais, especialmente até a sexta-feira (17).
No interior do Sudeste, boa parte do Centro-Oeste, interior do Nordeste e no sul da Região Norte, o tempo permanece seco, ensolarado e com baixa umidade relativa do ar. Na costa leste e norte do Nordeste, os ventos úmidos que sopram do mar e áreas de instabilidade conhecidas por ondas de leste causam chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado. No centro e norte da Região Norte, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas, com destaque para os mais de 50mm previstos no norte do Amazonas e em boa parte de Roraima até o dia 19 de julho.
Temperaturas
O frio continua predominando na Região Sul nos próximos dias, com mínima entre 3°C e 5°C no Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná. No Sudeste, a mínima varia entre 9°C e 11°C, especialmente entre São Paulo e Minas Gerais. Já na Bahia, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, a temperatura da manhã varia entre 12°C e 14°C. Com relação à temperatura máxima, os termômetros não passam dos 17°C na maior parte da Região Sul até o dia 19 de julho. Entre São Paulo e Minas Gerais, esperam-se máximas em torno de 20°C. Já em boa parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o calor prossegue com valores em torno dos 35°C.