Previsão do tempo – Sensação de frio predomina e máxima não passa de 20°C em várias localidades. Uma frente fria avança pelo país nesta terça-feira e provoca mudança na temperatura de várias cidades do Sudeste. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a temperatura caiu 6°C em 24 horas, de 18°C para 12°C. Por conta da chuva fraca e dos ventos, a sensação térmica é de mais frio: apenas 8°C. No Rio também chove fraco nesta manhã e a sensação é de 15°C em alguns bairros da cidade.
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, a previsão do tempo indica que a frente fria provoca chuvas fracas, ventos fortes e frio no leste do Paraná, leste do Estado de São Paulo, todo o Estado do Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e parte do sul e zona da mata de Minas Gerais.
No Sul, a previsão do tempo mostra a presença de uma nova massa de ar polar que gera temperaturas negativas na Serra do Rio Grande do Sul e geadas nos pontos mais elevados dos três Estados. O frio também chegou ao Centro-Oeste, onde a mínima ficou em torno dos 9°C em Campo Grande e 14°C em Cuiabá.
Já no Nordeste, o calor prossegue e áreas de instabilidade conhecidas por Ondas de Leste causam chuvas na forma de pancadas desde a costa norte de Alagoas até o litoral do Rio Grande do Norte. Na Região Norte, nuvens carregadas causam pancadas de chuva e trovoadas no oeste do Acre, boa parte do Amazonas, Roraima norte do Pará e norte do Amapá.
Próximos dias
De acordo com os meteorologistas da Somar, a semana segue com tempo seco em boa parte do país. “A frente fria não consegue organizar nuvens carregadas e chove fraco apenas no nordeste do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina, nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais”, diz Celso Oliveira. Áreas de instabilidade provocam chuvas generalizadas e com baixo acumulado no centro e norte do Espírito Santo, boa parte do leste do Nordeste, norte do Maranhão e ao norte e oeste da Região Norte
O maior destaque desta semana é o acentuado declínio da temperatura, depois dos dias mais quentes do inverno no Sudeste e Centro-Oeste. Esperam-se geadas no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. Nos próximos dias a máxima não deverá passar dos 24°C no sul e leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais e 27°C no sul de Mato Grosso do Sul.