Previsão do tempo informa que a intensa massa de ar polar que está estacionada sobre o Rio Grande do Sul deixou as temperaturas abaixo de zero em algumas cidades do Estado nesta manhã de quarta-feira. Em Bagé, na fronteira com o Uruguai, os termômetros marcaram -2°C, em Quaraí, na Campanha gaúcha, a mínima chegou a -1,5°C e em Jaguarão, no sul do Estado, a temperatura foi de -0,1°C. Mesmo com o retorno do tempo seco na maior parte da Região, a temperatura permanece baixa, com máxima inferior a 19°C. Apenas no centro e nordeste do Paraná, a temperatura sobe um pouco mais nesta quarta-feira e varia entre 20°C e 22°C. Segundo os meteorologistas da Somar, hoje a frente fria causa chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado apenas no leste do Paraná.
Amanhã, áreas de instabilidade voltam a provocar chuvas com baixo acumulado no norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Além disso, a massa de ar polar avança pela Região e aumenta o frio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A previsão é de geada intensa e mínima negativa, variando entre -1°C e -3°C, no centro, sul e nordeste do Rio Grande do Sul e na Serra de Santa Catarina. Na fronteira com o Uruguai, na região de Bagé, a temperatura pode chegar a -4°C, igualando ao recorde de 1970. A máxima também cai e não chega a 10°C no sul gaúcho e aos 20°C na maior parte da Região.
Na sexta-feira, a formação de uma nova área de instabilidade volta a provocar pancadas de chuva e trovoadas no norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e no centro, sul, oeste e leste do Paraná, com acumulado de mais de 60mm no sudoeste paranaense e centro e norte catarinense. Nas demais localidades do Rio Grande do Sul, extremo sul de Santa Catarina e no norte do Paraná, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio da madrugada retrocede e as geadas atingem apenas o centro e sul do Rio Grande do Sul, com mínima entre 0°C e 2°C. Já a máxima permanece baixa, com valores em torno de apenas 7°C na Serra de Santa Catarina e de 10°C no sudeste do Paraná, centro e de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Entre o sábado (1) e a quarta-feira (5), as precipitações voltam a enfraquecer e atingem o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e leste do Paraná.