No Sul, áreas de instabilidade tomam conta da Região. Previsão do tempo informa que dia segue com tempo fechado e chuva fraca entre SP e RJ. Áreas de instabilidade tomam conta da Região Sul, onde já deixam o tempo fechado, úmido e com chuvas fracas. Uma frente fria estava sobre o Sudeste até ontem, mas já se afastou para alto-mar. Mesmo assim, a sexta-feira registra chuva fraca e tempo fechado entre São Paulo e Rio de Janeiro, à exemplo do registrado na quinta-feira.
No centro e norte do país, o sol e o calor predominam. Apenas no leste do Nordeste, especialmente no centro e leste da Bahia, a quantidade de nuvens é maior por conta da intensificação das áreas de instabilidade. Além disso, pancadas de chuva e trovoadas atingem Roraima e norte do Amazonas.
Próximos dias
As áreas de instabilidade do Sul dão origem a uma nova frente fria, responsável por chuvas em boa parte do Sul, leste do Sudeste e sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com Celso Oliveira, meteorologista da Somar, a previsão é de temporais, com acumulado em torno dos 150mm em apenas cinco dias no centro e leste de Santa Catarina, mais de 100mm no sul do Paraná e de 70mm no norte do Rio Grande do Sul. No sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo o acumulado alcança 50mm.
Por outro lado, o tempo permanece seco e ensolarado no oeste e sul do Rio Grande do Sul, no centro e norte do Centro-Oeste e no interior do Sudeste. O frio da madrugada (mínima) diminui nos próximos dias, mas a temperatura máxima permanecerá baixa na Região Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, a tendência é de que o frio concentre-se apenas no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, áreas de instabilidade conhecidas por Ondas de Leste voltam a provocar chuvas generalizadas e declínio da temperatura no leste da Região. A máxima não passa dos 26°C entre o leste de Pernambuco e de Alagoas. Apesar da volta das chuvas na maior parte das cidades, o acumulado será baixo. Na Região Norte, as precipitações na forma de pancadas isoladas atingem o oeste e norte da Região nos próximos dias.