Previsão do tempo informa que sensação térmica chegou de 10 graus negativos no Rio Grande do Sul Massa polar mais intensa dos dois últimos anos no Sul irá provocar mínimas de até 6°C negativos.As chuvas diminuem e as temperaturas entram em acentuado declínio no Sul do País nesta quinta-feira. Hoje a mínima chegou a -1,6°C em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. No entanto, por conta dos ventos, a sensação térmica chegou a -10°C. Ao longo do dia a máxima não passa dos 10°C no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e centro e sul do Paraná e com a previsão de rajadas de até 70km/h a sensação de frio será ainda maior. Durante a noite, poderá nevar nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense.
Segundo os meteorologistas da Somar, essa massa de ar polar é a mais intensa dos dois últimos anos na Região Sul e, nos próximos dias, deverá provocar valores semelhantes ao dia 12 de julho de 2007, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na época, os termômetros marcaram apenas 0,3°C em Porto Alegre e mínimas negativas em várias localidades.
Nesta quinta-feira, a frente fria ainda causa chuvas no norte de Santa Catarina e no leste, centro e norte do Paraná. No nordeste paranaense o acumulado alcança os 60mm e em Santa Catarina, espera-se algo em torno dos 30mm. No Rio Grande do Sul e nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, o tempo permanece seco.
Amanhã praticamente não chove na Região Sul, apenas no leste e norte do Paraná ainda há previsão de chuvas fracas. Já as temperaturas continuam caindo e a sexta-feira irá amanhecer com geadas amplas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná. A mínima deverá ficar entre -1°C e -3°C no interior gaúcho, centro e oeste catarinense e extremo sul paraense. Para alívio dos produtores, não há previsão de geadas nas áreas de café e cana-de-açúcar do Paraná. O frio prossegue ao longo do dia e a máxima não passa de 8°C na Serra Geral e em torno de 10°C no Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
No sábado, o frio chega ao seu ápice e as mínimas alcançam valores entre -4°C e -6°C na Serra Geral (especialmente Santa Catarina), além de parte do Planalto catarinense. As geadas, com temperaturas entre -3°C e 2°C, atingem todo o Rio Grande do Sul, centro, oeste e sul de Santa Catarina e o centro, oeste e sul do Paraná. Mais uma vez, não há previsão de geadas nas áreas de café e cana-de-açúcar do norte paranaense. A temperatura máxima entra em elevação e esperam-se valores entre 11°C e 19°C.
No domingo, volta chover de forma mais intensa e o acumulado chega a quase 40mm no litoral do Paraná. Chuvas mais fracas atingem as demais áreas paranaenses, o centro e leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Ainda faz muito frio, mas de forma mais isolada. Apenas no interior do Rio Grande do Sul, ainda há previsão de temperaturas negativas, com mínima entre -3°C e -1°C. Já a máxima varia entre 8°C e 19°C nos três Estados.