Previsão do tempo – A frente fria que atua em parte do Sul e Sudeste provoca pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento em várias localidades. Durante a madrugada, as cidades de São Paulo e de Campinas foram atingidas por granizo e rajadas em torno de 50km/h. Ontem, uma senhora de 40 anos morreu atingida por um raio em Taubaté, no Vale do Paraíba. Na cidade do Rio de Janeiro, um forte temporal, com rajadas em torno de 85km/h, também provocou diversos transtornos.
Esta frente fria também organiza nuvens carregadas e algumas pancadas de chuva com trovoadas em Rondônia, sudoeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, a massa de ar polar que vem provocando frio histórico gerou mínima negativa no oeste gaúcho. Em Quaraí fez -1,2°C na madrugada. Já na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado.
Próximos dias
Segundo os meteorologistas da Somar, até o próximo domingo (2), pouca coisa muda no centro e sul do Brasil. O sistema frontal não consegue se deslocar e provoca chuvas no norte e leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e centro e sul de Mato Grosso do Sul. O acumulado passa dos 100mm no norte de Santa Catarina e leste do Paraná, 70mm no sul de São Paulo e 30mm no sul de Mato Grosso do Sul. A previsão também indica o retorno de chuvas mais fortes e generalizadas entre o leste da Bahia e o leste e litoral do Ceará. Na Região Norte, as chuvas na forma de pancadas atingem uma área entre o oeste do Acre e o nordeste do Pará.
Temperaturas
O frio aumenta nos próximos dias e esperam-se mínimas negativas e geadas amplas no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, a máxima alcança 20°C. Por outro lado, esperam-se valores acima dos 36°C no sudoeste do Pará, sul do Amazonas, noroeste de Mato Grosso, centro e norte de Rondônia e leste do Acre.