21/08/2009: No norte de RO, no AC, no centro-oeste do AM, em RR e no norte do AP: sol com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas de RO: sol entre muitas nuvens e uma pequena possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da Região: sol entre poucas nuvens. As temperaturas estarão em declínio no sul de RO e no leste do AC. Temperatura máxima: 42C no sudoeste do TO. Temperatura mínima: 12C na Serra do Parima em RR.
Tendência 22 e 23/08: Em TO e no sudeste do PA: sol com nebulosidade variável e uma pequena possibilidade de pancadas de chuva. No sudoeste do PA, no AM, em RR e no oeste do AC: sol com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas da Região: sol entre poucas nuvens. As temperaturas estarão estáveis. Não haverá grandes mudanças no tempo para os próximos dois dias.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
O sistema de computação é alimentado por informações derivadas dos satélites Meteosat e Goes, da rede de dados da Organização Meteorológica Mundial (WMO) e das redes nacionais sob a responsabilidade do INMET (Ministério da Agricultura). Outras informações vêm do DEPV (Ministério da Aeronáutica), DHN (Ministério da Marinha), centros estaduais de meteorologia e de outros centros internacionais. O satélite brasileiro (SCD-1), que coleta dados ambientais, também desempenha papel importante no levantamento de informações necessárias à pesquisa meteorológica no INPE.
CPTEC/INPE