Previsão do tempo na região Sudeste em 15/11/2009: No nordeste de MG e no leste do ES: predomínio de sol. No oeste de MG, incluindo o Triângulo Mineiro: sol entre poucas nuvens. Nas demais áreas do ES, no leste de MG e na maior parte do RJ: sol com nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da Região: sol com nebulosidade variável e com fortes pancadas de chuva isolada à tarde. As temperaturas máximas estarão em pequeno declínio no leste de SP. Temperatura máxima: 35C no norte e oeste de MG. Temperatura mínima: 15C na Serra da Mantiqueira.
Previsão do tempo na região Sudeste 16/11/2009: No oeste e no extremo nordeste de MG e no norte do ES: sol com nebulosidade variável. No centro-leste de MG e nas demais áreas do ES: sol com nebulosidade variável e com pancadas de chuva à tarde. No oeste de MG e no noroeste de SP: sol com nebulosidade variável e com pancadas de chuva. Nas demais áreas da Região: nublado com pancadas de chuva, que poderá ser forte em alguns períodos no leste de SP. As temperaturas máximas estarão em declínio no leste de SP.
Previsão do tempo na região Sudeste Tendência: No norte de MG: sol entre poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No centro-sudoeste de SP: dia nublado. No leste de SP e no leste do RJ: nublado com chuva isolada. Nas demais áreas do RJ, no centro-sul do ES e no sudeste de MG: nublado com chuva. No norte do ES: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da Região: nublado com pancadas de chuva. As temperaturas estarão amenas no leste de SP. Na quarta-feira ainda haverá condições para pancadas de chuva isolada na Região, já na quinta a nebulosidade diminui e o sol irá aparecer em grande parte dos Estados do Sudeste.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
CPTEC/INPE