Previsão do tempo Região Sudeste 25/09/2009: No sul e leste de SP, no RJ, no ES e no leste e sudeste de MG: nublado com chuvisco. No sul de MG e em boa parte de SP: nublado com possibilidade de pancadas de chuva. No centro-oeste e norte de MG: sol com variação de nuvens com pancadas de chuva localmente forte. As temperaturas estarão baixas no leste da Região. Temperatura máxima: 30C no noroeste de MG. Temperatura mínima: 07C na Serra da Mantiqueira.
Condições meteorológicas para as próximas 24 horas segundo a CETESB: – FAVORÁVEIS à dispersão dos poluentes: Dióxido de Enxofre, Partículas Inaláveis, Dióxido de Nitrogênio, Monóxido de Carbono e FAVORÁVEIS para Ozônio. Nesta sexta-feira (25/09), a região leste do Estado de São Paulo estará sob atuação de uma massa de ar frio e úmido; demais regiões do estado sob atuação de uma área instabilidade, situação esta que provocará nebulosidade variável e boa ventilação, com possibilidade de chuvas leves na faixa leste do estado, condições estas que manterão a qualidade do ar entre BOA e REGULAR.
26/09/2009: No norte de MG e no norte do ES: encoberto com chuva de forma isolada. No leste de MG, no centro-sul do ES e no norte do RJ: nublado. Nas demais áreas da Região: sol com nebulosidade variável com pancadas de chuva. As temperaturas estarão amenas.
Tendência: No Vale do Paraíba e litoral norte de SP: sol com nebulosidade variável com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas de SP e no Triângulo Mineiro: sol com nebulosidade variável com pancadas de chuva. Em boa parte de MG, no RJ e ES: sol entre nuvens. As temperaturas estarão em gradativa elevação. A chuva se concentrará no centro-sul da Região.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
CPTEC/INPE