Previsão do tempo – Na imagem de satélite observam-se algumas nuvens convectivas sobre áreas do AM, norte de MT, no TO, sudoeste e norte do MA, devido ao calor e alta umidade do ar. No domingo 30 de Agosto, no norte de MG, sul da BA, norte do ES e Atlântico as nuvens são médias e baixas e altas, devido a cavado invertido em superfície e do jato subtropical em altitude. No centro-sul do país o que predomina é uma massa de ar seco, por isso não tem nebulosidade. Na Argentina há nuvens associadas com a propagação de uma frente fria que está já no Atlântico, além da presença da corrente de jato em altitude. No Pacífico observam-se muitas nuvens cumulus tipo células abertas associada com a propagação de uma significativa massa de ar frio sobre uma área de águas relativamente mais quente. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais intensa sobre o Pacífico, onde notam-se muitas nuvens de trovoadas no geral entre as latitudes de 8 e 11N.
Portanto, segundo a previsão do tempo do CPTEC/INPE, neste domingo 30 de Agosto, uma massa de ar seco seguirá atuando sobre grande parte do centro-sul do país e favorece o predomínio de sol no decorrer do dia entre o centro-sul de MS, sul e sudeste de MG, Triângulo Mineiro, RJ, SP, PR, SC e RS. Muitas nuvens e pancadas de chuva em grande parte da Região Norte e no noroeste do MA, exceto entre o noroeste do PA, o AP e no leste de RR onde o sol aparece entre poucas nuvens. Pancadas de chuva ocorrerão também entre o centro-sul de RO, MT, centro-oeste, norte e sudoeste do TO e na faixa oeste de GO. No AC, grande parte do MA, norte de MS, no leste e interior do Nordeste há uma pequena possibilidade de pancadas de chuva no decorrer do dia. Tempo instável com pequenas aberturas de sol e chuva fraca e isolada entre o Recôncavo Baiano e o sul da BA. Nas demais áreas do país sol com nebulosidade variável.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Os supercomputadores vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, possuem capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. Recentemente adquirido da “NEC Corporation do Japão” um cluster com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” com a capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Isso significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.
Previsão do Tempo CPTEC/INPE