Previsão do tempo – Uma frente fria entre a Argentina e Uruguai causa fortes pancadas de chuva e trovoadas nos dois países e o sistema já começa a influenciar a Região Sul do Brasil, organizando nuvens carregadas, pancadas de chuva e trovoadas no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mais ao norte, áreas de instabilidade conhecidas por Alta da Bolívia e a borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis na altura do Nordeste causam nebulosidade e chuvas na forma de pancadas especialmente em Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Pernambuco, Piauí e Maranhão.
Previsão do tempo para os próximos dias: De acordo com os meteorologistas da Somar, o padrão do tempo muda completamente até o dia 6 de dezembro com o avanço de uma frente fria pelo país, que irá causar chuvas mais intensas nas áreas próximas do centro do país. Esperam-se acumulados de mais de 100mm no norte de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, sul do Pará, Mato Grosso, Goiás, sul do Amazonas e Rondônia.
Na Região Sul, depois das chuvas fortes desta quarta-feira, retorna uma condição de tempo mais seco. No Nordeste, volta a chover forte, com acumulado de mais de 50mm no sul e oeste da Bahia, sul e oeste do Maranhão e sul do Piauí. Já em boa parte do Nordeste, norte do Pará, norte do Amazonas e Roraima, o tempo permanecerá seco e quente. As temperaturas seguem elevadas em boa parte do Brasil, mas por conta das chuvas, não há previsão de valores extremos pelos próximos cinco dias.