Previsão do tempo – No Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País, a frente fria provoca chuvas e deixa as temperaturas baixas. O frio não será extremo como no Sul, mas a mínima pode chegar a 0°C no sul de Mato Grosso do Sul, 9°C no sul de São Paulo e 10°C no sul de Rondônia. Já no Nordeste, a previsão é de tempo seco e muito abafado.
A próxima madrugada poderá ser uma das mais frias da história de São Joaquim, na serra de Santa Catarina. Segundo os meteorologistas da Somar, a mínima prevista é de -7°C. No sudoeste do Paraná, região de Pato Branco, a mínima poderá chegar a -3°C, a mais baixa desde 1975. As geadas e as mínimas negativas serão amplas e atingem todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o oeste e sul do Paraná. Ainda há risco de perda de trigo pela geada no oeste do Paraná, mas por outro lado, as geadas não atingem o café e cana-de-açúcar no norte do Estado.
Sábado
Depois da madrugada extremamente fria, o sol predomina, mas a temperatura não sobe muito na Região Sul, com máxima de apenas 10°C em algumas cidades. Em boa parte do Sudeste, em Mato Grosso do Sul e na maior parte do Acre, o dia segue com chuvas, tempo fechado e temperatura baixa. Aliás, a tarde de sábado será uma das mais frias do ano no Acre, com máxima inferior a 20°C, especialmente no centro e sudeste do Estado.
No sudoeste de Mato Grosso e em parte de Rondônia, o sol aparece entre nuvens, mas a temperatura também permanece baixa. Por outro lado, o sábado será seco, ensolarado e muito quente em boa parte de Goiás, Distrito Federal, norte e oeste de Minas Gerais e boa parte do Nordeste.
Litoral
Alerta de ressacas na costa do Sul e Sudeste, com ondas com quase 3m de altura no litoral do Estado do Rio de Janeiro e rajadas de vento de mais de 30km/h na costa de São Paulo.
Domingo
O frio extremo fica um pouco mais restrito, entre o Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, onde ainda há previsão de mínimas negativas e geadas amplas. No decorrer do dia, o sol predomina, mas a máxima não chega a 20°C entre os dois Estados. Além do frio, as chuvas retrocedem e atingem o leste e norte de Santa Catarina, boa parte do Paraná, além do centro e sul de Mato Grosso do Sul, oeste, sul e leste de São Paulo e sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Nas demais localidades do Sudeste e Centro-Oeste, o tempo fica seco e a temperatura entra em elevação. Apenas no sul e oeste de São Paulo e no centro e sul de Mato Grosso do Sul, ainda há previsão de chuvas e temperaturas baixas
Na Região Norte, a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade provocam chuvas fortes e generalizadas sobre o Estado do Amazonas e norte de Rondônia. A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas, com mínima de 11°C no sul do Acre e máxima de 22°C no oeste de Rondônia. Nas outras localidades, as temperaturas seguem altas. No Nordeste, o domingo será de sol e muito calor na maior parte dos Estados. As chuvas fracas e isoladas atingem apenas o Recôncavo Baiano e o litoral de Pernambuco.