Previsão do tempo – Uma frente fria avança pelo Sul do país nesta quinta-feira e causa pancadas de chuva e trovoadas no sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O acumulado será baixo e não passa dos 20mm entre os Estados gaúcho e catarinense, mas as rajadas chegam a 70km/h entre Santa Catarina e Paraná. Além disso, uma nova massa de ar de origem polar avança pela Região e provoca declínio da temperatura no Rio Grande do Sul e no centro e sul de Santa Catarina, com máxima de apenas 20°C.
Já na maior parte do Paraná, no Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e boa parte dos Estados da Região Norte, o tempo permanece seco, ensolarado e extremamente quente, com máxima de mais 35°C no centro e norte do país. Com o tempo seco e as temperaturas elevados, a umidade relativa do ar fica muito baixa e chega a valores em torno dos 15% em partes de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
No Nordeste, chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado atingem desde Alagoas até a Paraíba. No Norte, há previsão de pancadas isoladas de chuva no norte do Amapá, Roraima e noroeste do Amazonas.
Litoral
Previsão de mar agitado na costa de Alagoas por conta dos ventos fortes e da presença das áreas de instabilidade. As ondas chegam a 2m de altura de altura em algumas praias. Além disso, na Região Sul, a passagem da nova frente fria provoca ventos de mais de 45km/h na costa de Santa Catarina.
Sexta-feira
A frente fria avança pela costa do Brasil até a altura do Estado de São Paulo e a previsão é de chuva fraca e declínio da temperatura no leste paulista (inclusive Capital) e leste do Paraná (inclusive Curitiba). Além disso, áreas de instabilidade também causam pancadas de chuva, trovoadas e mantém a temperatura baixa em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.
No norte do Paraná, boa parte do Sudeste, todo o Centro-Oeste, interior do Nordeste e centro e sul da Região Norte, a sexta-feira segue ensolarada e quente. No leste do Nordeste, as Ondas de Leste se intensifica e provoca chuvas generalizadas desde Sergipe até o nordeste do Maranhão, sendo que há previsão de chuvas fortes entre a costa norte de Alagoas e a costa sul de Pernambuco.
Na Região Norte, as áreas de instabilidade migram para oeste e voltam a provocar pancadas de chuva e trovoadas no oeste do Acre, além do oeste do Amazonas e em boa parte de Roraima.