Previsão do tempo alerta que, nesta sexta-feira (14), a Capital de São Paulo registra o recorde histórico de umidade relativa. De acordo com a estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Mirante de Santana (Zona Norte), a umidade relativa atingiu 10% às 15 horas, índice considerado estado de emergência pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. Desde 1963, quando se iniciaram as medições do Inmet na Cidade, a umidade não havia sido tão baixa.
Segundo a previsão do tempo, as estações meteorológicas dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte também seguiram a tendência, com 12,3% e 12,6%, respectivamente. Além do estado de alerta, que compreende índices de umidade relativa abaixo de 12% (valor menos favorável para a saúde humana), a escala psicrométrica do Cepagri considera outros estados, como atenção (entre 20% e 30%) e alerta (entre 12% e 20%). Nestes casos, o órgão recomenda interromper atividades ao ar livre entre as 10 e 16 horas, suspender atividades que exijam aglomeração em locais fechados, e durante a tarde, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
Segundo Jonathan Cologna, meteorologista da Somar, a previsão do tempo indica que o final de semana segue a tendência dos últimos dias, com tempo seco, calor e sem previsão de chuvas. “As temperaturas continuam altas principalmente no período da tarde, com máxima de 25°C, e sensação de frio durante a noite, com mínima de 14°C”, explica Cologna.