Temperaturas ficaram abaixo de zero nos três Estados da Região. A massa de ar polar que atua no Sul do País deixou as temperaturas negativas em várias cidades dos três Estados da Região. A temperatura mais baixa do País até o momento foi registrada em São Joaquim, na serra catarinense, onde os termômetros marcaram -4,5°C, mas com os ventos de 18km/h, a sensação térmica chegou a -15°C. Essa foi a temperatura mais baixa dos dois últimos anos na cidade, antes disso, o recorde era de -5,1°C do dia 29/07/2007.
Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, a sensação de frio foi ainda maior: -21°C por conta das rajadas de vento de 36km/h. A temperatura real registrada pela estação meteorológica – que não sofre interferência dos ventos, foi de -4,1°C. Ainda no Estado gaúcho, a cidade de Vacaria registrou -3,6°C, Quaraí -3,5°, Santana do livramento -2,4°C e Erechim -2,1°C.
Voltando ao Estado catarinense, os termômetros registraram -2,4°C em Urubici e -1,7°C em Caçador. No Paraná, as temperaturas mais baixas foram registradas em Clevelândia, onde a mínima chegou a -2,1°C, em General Carneiro com -1,1°C e Dois Vizinhos, com -1°C.
De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta sexta-feira o sol predomina na Região, mas mesmo assim, as temperatura não sobem muito. A máxima prevista para hoje é de apenas 7°C no noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, 10°C na maior parte dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná. No leste e norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, a máxima varia entre 11°C e 19°C. As chuvas fracas desta sexta-feira atingem apenas o leste e nordeste do Paraná.