Segundo os meteorologistas da Somar, previsão indica mínima entre -3°C e -4°C nos pontos mais elevados do RS e SC. No Rio Grande do Sul, a entrada de uma intensa massa de ar polar gerou mínimas negativas em Santana do Livramento, onde a sensação térmica chegou a -10°C. Além disso, mais ao norte do Estado, a umidade do ar está bastante elevada e ainda ocorrem chuvas. Por isso, há possibilidade de neve nos pontos mais elevados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre hoje e amanhã.
Uma frente fria avança lentamente pelo Brasil nesta quinta-feira organizando nuvens e chuva desde a Região Sul até o Norte do país, passando por São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em Corumbá, no oeste de Mato Grosso do Sul, foram registradas rajadas de quase 65km/h. Em Londrina, no norte do Paraná, a estação meteorológica do aeroporto registrou chuvas fortes, trovoadas e até granizo.
Segundo os meteorologistas da Somar, as temperaturas ficam ainda mais baixas na próxima madrugada e a mínima chega a valores negativos em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. “Registraremos até -3°C ou -4°C nas serras gaúcha e catarinense. Onde não nevar irá gear. Estamos vivendo a passagem de uma das maiores ondas de frio dos últimos anos no Sul”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.
Além do frio, a frente fria causa chuvas no norte e leste de Santa Catarina, boa parte do Paraná, de São Paulo (inclusive Capital), sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e oeste do Amazonas. No Nordeste, há previsão de chuvas fracas durante a próxima noite no litoral leste, além do interior do Maranhão.