Previsão do tempo Somar indica que haverá chuvas intensas nesta semana. Já na quarta-feira (5), uma nova frente fria provoca pancadas de chuva e trovoadas em boa parte do Rio Grande do Sul, com acumulado de até 50mm em 24 horas no sul do Estado. Na quinta-feira, a frente fria avança pela Região Sul, causando chuvas generalizadas no centro e norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná.
Na sexta-feira, a frente fria ganha a companhia da umidade proveniente da Amazônia e o resultado é a intensificação das chuvas, com acumulado de até 50mm em 24 horas entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Entre o sábado (8) e a quarta-feira (12), a frente fria avança pouco e a previsão é de chuvas intensas e generalizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os modelos de previsão indicam acumulados de até 100mm no centro e leste do Rio Grande do Sul, 70mm no extremo oeste de Santa Catarina e 30mm ao sul e sudoeste do Paraná.
Assim como as chuvas, o frio também se desloca e as temperaturas já não serão tão baixas no Rio Grande do Sul, mas sim entre o Uruguai e Argentina. No mês passado, a cidade Pelotas, no sul do Estado gaúcho, registrou a temperatura mais baixa dos últimos 34 anos: -2,4°C. Ainda no sul gaúcho, a cidade de Rio Grande registrou mínima -0,6°C por dois dias, os mais frios da história da cidade. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, ainda há previsão de frio no Rio Grande do Sul em agosto, só que ele não será tão intenso e com recordes como em julho.