O conjunto arquitetônico do Convento e Igreja de São Francisco e Ordem Terceira, no Pelourinho, está entre os 27 concorrentes para se tornar uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Ao todo, são finalistas nove monumentos da África, oito da América Latina, dos quais sete estão no Brasil e 10 na Ásia. Para votar acesse o site http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/home
O resultado será apresentado em 10 de junho de 2009.
Na América do Sul além da Bahia estão em votação: Forte do Príncipe da Beira (Rondônia), a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto), o Mosteiro de São Bento de Olinda (Olinda), o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas de Campos, Minas Gerais), Convento de Stº. António e Ordem Terceira (Recife)e a Colônia de Sacramento (Sacramento, Uruguai).
Na África, foram selecionados Convento do Carmo de Luanda (Luanda, Angola), a Cidade Velha de Santiago (Ilha de Santiago, Cabo Verde), Gorgora Nova (Dambiá, Etiópia), a Fortaleza de São Jorge da Mina (São Jorge da Mina, Gana), a Fortaleza de Mazagão (El Jadida, Marrocos), a Fortaleza de Safi (Safi, Marrocos), a Ilha de Moçambique (Moçambique), a Fortaleza de Jesus de Mombaça (Mombaça, Quênia) e a Fortaleza de Kilwa (Kilwa, Tanzânia).
Na Ásia, a Fortaleza de Qalat al-Bahrain (Golfe, Bahraine), a Igreja de São Paulo (Macau, China), a Cidade de Baçaim (Vasai, Índia), a Fortaleza de Damão Grande (Damão, Índia), a Fortaleza de Diu (Gujarat, Índia), a Igreja de Bom Jesus do Goa (Índia), a Sé Catedral de Goa, a Fortaleza de Ormuz (Ormuz, Irã), o Centro Histórico de Malaca (Malaca, Malásia) e a Fortificação de Mascate (Mascate, Omã).
O Concurso:
Tudo começou com a criação da New 7 Wonders Foundation, com sede no Le Corbusier, em Zurique, pelo suíço Bernard Weber que lançou a votação para eleger as novas 7 Maravilhas do Mundo, em 2001.
A idéia de Weber consistia em envolver a população mundial numa campanha de divulgação do patrimônio construído pelo homem e com isso contribuir para a sua preservação.
Dando continuidade a proposta, foi realizada a eleição das 7 Maravilhas Portuguesa no Mundo. Numa votação que envolveu mais de 350 mil portugueses.
A partir dos 27 monumentos portugueses espalhados pelo mundo, e classificados como patrimônio da humanidade pela Unesco, serão escolhidos apenas sete.
A Bahiatursa e a Secretaria de Turismo da Bahia estão apoiando a vinda de dois jornalistas da emissora de televisão mais vista em Portugal, a RTP. Os profissionais chegam na próxima terça-feira (12/05) para a realização de matérias especiais sobre o convento de São Francisco e Ordem Terceira.
Fonte tribunadacosta