A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB SP) acaba de eleger a personalidade que receberá o prêmio Destaque Educacional 2009. O professor Gabriel Chalita foi escolhido pela diretoria da entidade, que reconhece méritos empresariais e de lideranças civis que colaboram, com seu trabalho, para o desenvolvimento da sociedade. “Ao eleger o professor Chalita para a premiação, pretendíamos dar ao prêmio um caráter de imparcialidade ímpar. Ninguém mais do que ele para ser agraciado pelas suas iniciativas e pela postura com a qual conduz as ações dirigidas por ele”, fala o presidente da ADVB SP, Miguel Ignatios.
O educador Gabriel Chalita
Uma história dedicada à causa da educação. Gabriel Chalita é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica e é mestre em Sociologia Política e Filosofia do Direito. Na administração da educação pública, sempre se considerou responsável pela busca de iniciativas que permitissem a construção de soluções permanentes. Dentre outras ações exitosas, instituiu o Programa Escola da Família, um conceito de envolvimento familiar e comunitário nas escolas estaduais, mantidas abertas aos finais de semana com atividades de recreação, saúde, esporte, arte e geração de renda. Também implantou a Escola de Tempo Integral, iniciativa do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de aumentar a carga horária diária de aulas para alunos da rede pública, que passaram a ficar nove horas por dia na escola. Do mesmo modo, o Caminho das Artes, que leva professores e alunos a teatros, cinemas e museus, para o desenvolvimento da sensibilidade e para a ampliação do universo cultural. Entre títulos e condecorações recebidas, destacam-se: Prêmio “Personalidade do Ano 2005 – Educação”, conferido pela Revista Isto É Gente; Troféu Raça Negra 2005; Prêmio Educação “Visconde de Porto Seguro” 2004; e Prêmio “Fernando de Azevedo” – Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação. É autor de 45 livros e alguns deles já receberam traduções em outros países. O mais importante jornal espanhol, El País, conferiu duas páginas ao educador e escritor que implantou um projeto de paz nas escolas brasileiras.
É professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC- ¬Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras. Exerce o seu primeiro mandato como vereador da cidade de São Paulo, para o qual recebeu a expressiva votação de 102.048 votos, destacando-se como o vereador mais votado no Brasil em 2008.
Chalita aprovou um projeto que já é lei e que visa ao combate ao bullying, prática de preconceito tão prejudicial aos alunos. Apresentou outros projetos, dentre eles, um que visa reduzir o número de déficit de vagas nas creches municipais e outro que atua na formação de professores para a inclusão real de crianças com dificuldade de aprendizagem. Além do “selo Trote Legal”, que identifica as Instituições de Ensino que conseguiram acabar com trotes violentos por meio de acolhimentos mais criativos como trotes ambientais, culturais, solidários entre outros. Preside na Câmara Municipal a Comissão de Direitos Humanos.
Chalita tem percorrido o Brasil e outros países em conferências sobre educação, direito e filosofia. Acredita que a educação será a grande base do desenvolvimento humano e econômico da sociedade.