Programa, que irá ao ar neste sábado (29/8), na TV Cultura, mostra como os educadores podem usar o esporte para ensinar as crianças. Uma paixão nacional entra em cena no Profissão Professor, neste sábado (29/8), às 10h, na TV Cultura. O programa mostra como os educadores podem utilizar o futebol para passar noções de história e geografia para as crianças.
O professor Edu (interpretado pelo ator Paulo Américo) trabalha conhecimentos sobre o continente africano com seus alunos de educação infantil, utilizando o futebol como pano de fundo. Para isso, ele traz informações sobre as camisas e os escudos das seleções africanas e comenta sobre a Copa do Mundo de 2010, que acontecerá na África do Sul.
Como suporte para a iniciativa de Edu, a coordenadora pedagógica Célia (Lulu Pavarin) sugere ao grupo de professores o projeto África-Brasil: Origens africanas num país chamado Brasil, um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10. O trabalho partiu das informações que as crianças tinham sobre a África, por meio da dança e da música, e foi além das influências africanas na civilização brasileira, buscando os impactos dessa cultura na nossa identidade.
Produzida em parceria com a Fundação Victor Civita, a série Profissão Professor voltou à programação da TV Cultura com situações que misturam experiências reais com ficção. Em sua terceira fase, apresenta os projetos vencedores do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2008, contando com um elenco formado pelos atores Siomara Schröder, Silvia Faro, Paulo Américo e Lulu Pavarin.