Produzido em parceria com a BM&FBovespa, atração, que vai ao ar a partir deste sábado (8/8), dá dicas valiosas e desmistifica o universo das finanças pessoais
Calcular o orçamento familiar, saber aplicar em ações e prever o mercado futuro podem ser tarefas difíceis para a maioria da população. Pensando nisso, a TV Cultura, em parceria com a BM&FBOVESPA, estreia neste sábado, dia 8 de agosto, às 10h15, o programa Educação Financeira, uma iniciativa que visa popularizar os conceitos de economia, finanças pessoais e tipos de investimento por meio da TV.
Com duração de 12 minutos, cada episódio é baseado num tema, a partir de exemplos do cotidiano do brasileiro. Serão tratados assuntos como endividamento, aposentadoria, educação dos filhos, compra da casa própria, poupança, CDB, Tesouro Direto, ações e mercado futuro, entre outros.
O programa de estreia é focado no ‘protagonista’ das finanças: o dinheiro. A sua origem é retratada pela apresentadora Denise Chahestian, que conta a trajetória dos meios de negociação na humanidade, desde os tempos em que as mercadorias eram trocadas em feiras até os dias atuais.
Além do programa na TV Cultura, o público também terá à disposição uma outra ferramenta, um site com dicas de finanças pessoais, enquetes sobre o assunto discutido na semana e vídeos das edições exibidas anteriormente.
Para Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, a iniciativa amplia os conteúdos educacionais disponíveis na TV e decodifica para o público comum assuntos financeiros que têm a ver com seu cotidiano: “O Educação Financeira vai além de formar investidores, visando educar e oferecer capacitação em temas econômicos”, diz. “O programa vai destrinchar assuntos tidos como complicados, sem apelar para a superficialidade”.
Edemir Pinto, diretor-presidente da BM&F Bovespa, co-produtora do programa, diz que o Educação Financeira é uma das iniciativas mais importantes da instituição nos últimos anos: “A Bovespa sempre teve como meta o investimento em educação e para nós é um orgulho ter a TV Cultura como parceira. O projeto passa a ter uma visibilidade maior por meio da exibição da emissora”.