O Programa ATO (Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva), desenvolvido pela Bayer Schering Pharma, acaba de ganhar uma nova área em seu site www.programa-ato.com.br, denominada Educadores. A nova página traz informações completas sobre como os professores podem abordar as questões referentes à sexualidade com o público adolescente, de maneira clara e objetiva. Desenvolvido em parceria com o Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES), coordenado pelo professor Marcos Ribeiro, os conteúdos foram elaborados com uma sequência lógica e de fácil navegação. “Diferente de outros sites educativos, este apresenta não só o conteúdo necessário para o aprendizado do professor, mas também disponibiliza a metodologia adequada para a abordagem dos temas em sala de aula,” explica Marcos Ribeiro.
O site é dividido em duas partes. Na primeira, Construindo Conhecimento, os professores encontram quatro janelas: Tema do Mês, com os fundamentos teóricos de cada assunto; Abordagem Pedagógica com sugestões sobre como abordar o tema com os adolescentes; Recursos Pedagógicos com dicas de filmes, músicas, sites, além de documentos que contribuem para a transmissão do conhecimento; e Tirando Dúvidas, espaço interativo para enviar dúvidas ao consultor Marcos Ribeiro.
Já na segunda parte, chamada Aprofundando o Conhecimento, o educador encontra as seções: Biblioteca virtual, espaço dedicado a indicação de bibliografia para enriquecer o conhecimento; Na ponta do lápis, onde estão disponíveis as notícias dos principais veículos de comunicação que abordam sexualidade e educação;Plano de Aula, na qual, a cada três módulos, o educador é convidado a desenvolver um plano de aula sobre os temas apresentados. O conteúdo será avaliado pelo professor Marcos Ribeiro, em nome do CORES, que ajudará os professores. “Para que o conteúdo seja bem aproveitado é necessário que o educador acesse todas as seções para obter as informações completas”, afirma Alvaro Menezes, responsável pela área de Planejamento Familiar da Bayer Schering Pharma.
Todo mês, o educador encontrará um novo módulo com informações completas para que possa abordar as questões de sexualidade em sala de aula. Ao todo, serão 12 temas que contemplam educação sexual, puberdade, relacionamento, os papéis sociais, gravidez, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis – DST, homossexualidade, entre outros. O primeiro módulo já está no ar.
Sobre o Programa ATO
O Programa ATO (Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva) é uma iniciativa da Bayer Schering Pharma para a promoção de debates sobre sexualidade e prevenção da gravidez não planejada para os adolescentes. Desde 1993, o ATO levou informações para 1,7 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, localizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Por ano, as 12 orientadoras do programa ministram, aproximadamente, 3.500 palestras em instituições de ensino e empresas. Além disso, por meio de parcerias com secretarias municipais de saúde, o ATO também realiza treinamentos de capacitação para profissionais de saúde, com objetivo de adotarem novas formas de prestar atendimento em planejamento familiar para o público atendido pelo serviço e abordar temas como sexualidade e métodos contraceptivos para a população em idade reprodutiva. As palestras do Programa ATO podem ser solicitadas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC 0800 702 1241 ou pelo site www.programa-ato.com.br.